Greve dos Correios já afeta serviços no Rio

Encomendas

Publicado em 12/09/2019 - 20:24 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A greve nos Correios, iniciada nesta terça-feira, está afetando principalmente os serviços de recebimento, distribuição de encomendas e os de logística integrada no Rio de Janeiro. Além de lutar contra a proposta do governo federal de privatizar a empresa, os funcionários reivindicam a prorrogação do acordo coletivo, que venceu em 31 de julho; a reposição das perdas inflacionárias dos últimos anos e a manutenção do vale-alimentação e do plano de saúde.  


O governo federal incluiu os Correios no Plano Nacional de Desestatização e já iniciou a fase de estudos para privatizar, total ou parcialmente, a empresa e outras estatais. O operador de triagem de mercadorias Leandro Maia, destaca a importância da empresa no cenário nacional e analisa que a privatização poderá extinguir setores importantes.


O funcionamento parcial dos serviços na capital fluminense tem gerado reclamações de usuários como o DJ Fabiano Morais, que teve que se deslocar de São Cristóvão, onde mora, até o Centro de Tratamento de Encomendas, em Benfica, na Zona Norte da cidade.


Em nota, a direção dos Correios afirma já ter apresentado aos trabalhadores os números que revelam a “real situação econômica da estatal”. De acordo com a empresa, os prejuízos operacionais acumulados chegam a R$3 bilhões. Ainda segundo os Correios, houve negociação com representantes dos trabalhadores, mas as federações expuseram propostas que superaram o faturamento anual da empresa.

 

A greve foi decretada após o Tribunal Superior do Trabalho realizar mais de três meses de negociação, sem que a empresa aceitasse prorrogar o acordo coletivo de trabalho, o que teria evitado a paralisação dos funcionários.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo