Já duram três dias incêndio em mata no Pará

Alter do Chão

Publicado em 16/09/2019 - 18:30 Por Renata Martins - Brasília

Mais de 130 militares, brigadistas e homens do Exército atuam no combate aos focos de incêndio na região de Alter do Chão, no Pará.

 

As chamas começaram no sábado (14), em uma área de mata entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do paraense.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado em dois dos três focos de incêndio. 

 

O chefe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém, Arlen Lemos, destaca a cooperação entre agentes municipais, estaduais e federais. Ao fundo é possível ouvir o som das chamas queimando a vegetação.

 

O tenente do Corpo de Bombeiros Albert Lira fala sobre a extensão da queimada e as principais dificuldades para controlar as chamas.

 

Nesta segunda-feira (16), o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve na área e informou que um helicóptero o governo do estado também foi deslocado para ajudar no combate ao fogo.

 

A brigada voluntária de Alter do Chão foi a primeira a chegar na área e acionar o Corpo de Bombeiros. Daniel Govino é brigadista voluntário e diz que ficou surpreso com a proporção do incêndio.

 

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do incêndio. Clarissa Alves participa de um grupo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia que há 12 anos realiza estudo com pequenos roedores na unidade de preservação de Alter do Chão. A pesquisadora afirma que esse incêndio é atípico.

 

Alter do Chão é um dos principais pontos turísticos do Pará e já foi apontado pela imprensa internacional como uma das mais belas praias do Brasil. O distrito se prepara para a maior festa da cidade, o Festival de Botos Çairé, que começa na próxima quinta-feira (19).

Últimas notícias
Política

Governo quer privatização da Eletrobras até julho deste ano

Assunto foi tema de reunião no Ministério da Economia nesta terça-feira (17). Participaram o ministro Paulo Guedes, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o Advogado Geral da União, Bruno Bianco, além dos presidentes do BNDES e da própria Eletrobras.

Baixar arquivo
Cultura

Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

O Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus

Baixar arquivo
Cultura

Morre Helena de Lima, cantora da época de ouro da rádio no Brasil

Interprete de "Estão Voltando as Flores" e uma das divas da Rádio Nacional, Helena vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e morreu de causas naturais aos 95 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians enfrenta o Boca Juniors pela Libertadores nesta terça (17)

Os paulistas lideram o Grupo E, com sete pontos conquistados. Caso vençam na noite de hoje, garantem classificação para as oitavas de final.

Baixar arquivo