Já duram três dias incêndio em mata no Pará

Alter do Chão

Publicado em 16/09/2019 - 18:30 Por Renata Martins - Brasília

Mais de 130 militares, brigadistas e homens do Exército atuam no combate aos focos de incêndio na região de Alter do Chão, no Pará.

 

As chamas começaram no sábado (14), em uma área de mata entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do paraense.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado em dois dos três focos de incêndio. 

 

O chefe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém, Arlen Lemos, destaca a cooperação entre agentes municipais, estaduais e federais. Ao fundo é possível ouvir o som das chamas queimando a vegetação.

 

O tenente do Corpo de Bombeiros Albert Lira fala sobre a extensão da queimada e as principais dificuldades para controlar as chamas.

 

Nesta segunda-feira (16), o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve na área e informou que um helicóptero o governo do estado também foi deslocado para ajudar no combate ao fogo.

 

A brigada voluntária de Alter do Chão foi a primeira a chegar na área e acionar o Corpo de Bombeiros. Daniel Govino é brigadista voluntário e diz que ficou surpreso com a proporção do incêndio.

 

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do incêndio. Clarissa Alves participa de um grupo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia que há 12 anos realiza estudo com pequenos roedores na unidade de preservação de Alter do Chão. A pesquisadora afirma que esse incêndio é atípico.

 

Alter do Chão é um dos principais pontos turísticos do Pará e já foi apontado pela imprensa internacional como uma das mais belas praias do Brasil. O distrito se prepara para a maior festa da cidade, o Festival de Botos Çairé, que começa na próxima quinta-feira (19).

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo