MP do Pará pede na Justiça suspensão de licenciamento ambiental para atividades de mineradora

Mineração

Publicado em 28/09/2019 - 08:02 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Uma ação civil pública ambiental contra o estado do Pará e a Belo Sun Mineração pretende repassar para o Ibama a responsabilidade por licenciar atividades em três áreas do município de Senador José Porfírio.

 

São elas: Vila da Ressaca, Ilha da Fazenda e Garimpo do Galo.

 

O Ministério Público do Pará entrou com a ação na Justiça pedindo a suspensão imediata de uma licença ambiental dada pela Semas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Os promotores entendem que o órgão estadual não tem competência e legitimidade para conduzir o processo.

 

Entre as justificativas, estão os impactos da mineração no Rio Xingu e em um assentamento rural do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Duas áreas de domínio federal.

 

O Ministério Público considera, por essa razão, as licenças concedidas pela secretaria estadual como nulas.

 

Os promotores também ressaltam a ausência de consulta às comunidades indígenas atingidas pelo empreendimento, como previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário.

 

O projeto da Belo Sun prevê duas cavas para a extração de ouro, chamadas Ouro Verde e Grota Seca, ambas com aproximadamente 220 metros de profundidade.

 

Em nota, a mineradora afirma que solicitou o licenciamento ambiental de acordo com a lei, mas não se recusa em trabalhar com órgãos federais se necessário. Sobre a consulta aos povos indígenas, a Belo Sun diz que está em fase de coleta de dados.

 

Também em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará afirma que tem amparo legal para fazer o licenciamento, mas reconhece que a autorização segue suspensa até que seja apresentado o Estudo de Componente Indígena.

 

Também procuramos o Ibama para comentar o assunto, mas até o momento não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo