Ônibus de São Paulo vão aceitar cartões de crédito e débito

Catraca

Publicado em 13/09/2019 - 22:25 Por Eliane Gonçalves - Rio de Janeiro

A partir de segunda-feira as passagens de alguns ônibus na capital paulista vão poder ser pagas com cartão de crédito ou débito.

 

O novo sistema vai ser implantado ainda em fase de testes em 12 das mais de mil e 300 linhas que atendem a cidade e só vai aceitar cartões com tecnologia de pagamento por aproximação, o chamado NFC. Nesse sistema,  basta aproximar os cartões do leitor próximo à catraca para a tarifa ser cobrada.

 

O sistema parece com os bilhetes eletrônicos já implantados em várias cidades do país. Mas quem usar essa forma de pagamento não vai poder fazer a integração entre ônibus ou com o metrô.

 

Dispositivos móveis que tenham a tecnologia NFC como smartphones e pulseiras eletrônicas também podem ser usados.

 

As novas catracas vão aceitar cartões nacionais ou internacionais das três bandeiras que atendem mais de 90% dos consumidores brasileiros: Visa, Mastercard e Elo. A tarifa continua igual: R$4,30.

 

Se funcionar, a ideia é  implantar o sistema nos cerca de 14 mil ônibus da cidade. O custo ficou por conta das administradoras de cartões que em troca vão ganhar 3% do valor das passagens de um sistema de transporte que atende mais de 10 milhões de passageiros por dia.

 

Segundo o  prefeito de São Paulo,  Bruno Covas, do PSDB, se a nova modalidade funcionar, os cobradores devem ser reaproveitados em outras atividades nas empresas.

 

Já o secretário geral do Sindmotorista, Francisco Xavier, disse que a proposta chegou de surpresa e gerou preocupação.

 

Hoje, cerca de 17 mil pessoas trabalham como cobradores na capital paulista. Há menos de uma semana,  uma greve dos ônibus parou a cidade.  Uma das reivindicações era a manutenção dos empregos dos cobradores.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo