Vacina pentavalente em falta no Rio chega em novembro

Imunização

Publicado em 26/09/2019 - 20:48 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A vacina pentavalente está em falta em unidades de saúde no Rio de Janeiro há pelo menos um mês. O imunizante que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite, é fornecido pelo Ministério da Saúde e deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida. 

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio confirmou que a vacina está em falta e não há data prevista para regularização dos estoques.

 

Com demanda normal de 800 mil doses mensais, o abastecimento está parcialmente interrompido desde julho, não só no Rio, como também em diversos estados e municípios, como admite o próprio Ministério da Saúde.

 

Em nota, o Ministério informa que a vacina pentavalente, adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde, foi reprovada em testes de qualidade, feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que por este motivo, as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas pela organização, que pré-qualifica os laboratórios.

 

De acordo com o texto, foi solicitada a reposição do fornecimento à Organização Pan-Americana da Saúde, porém sem disponibilidade imediata. A previsão é que o abastecimento voltará à normalidade a partir de novembro. Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, no período entre agosto e novembro,  para vaciná-las.

 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, embora haja recursos para aquisição, o recebimento efetivo pelo Brasil depende do processo de fabricação e testagem e, por isso, a vacina não tem disponibilidade imediata.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo