Aplicativo pode ajudar empresas de ônibus a reduzir poluentes em São Paulo

São Paulo

Publicado em 23/10/2019 - 17:14 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Em São Paulo, uma calculadora pode ajudar empresas de ônibus a atualizar a frota com veículos menos poluentes.  Mas a poluição na cidade ainda está longe da solução.

 

A calculadora foi batizada como PlanFrota, sigla para Planejamento de Frota.

 

Em uma planilha, as empresas de ônibus vão incluir informações como tipo, ano e modelo do veículo, combustível usado e quilometragem percorrida e, então, calcular quanto de poluente elas vão lançar na atmosfera.

 

Daniel Tsai, coordenador de projetos do Instituto que criou a ferramenta, o IEMA, diz que a ideia é ajudar a escolher ônibus menos poluentes.

 

“O que essa ferramenta faz é te permitir escolher os ônibus que você quer e verificar, no conjunto dos seus ônibus, quais vão ser as suas emissões totais, assim você pode comparar as emissões totais ao longo do tempo com as metas estabelecidas pela prefeitura”.

 

As metas foram estabelecidas em 2009. Só não foram cumpridas. No ano passado, uma nova lei ampliou o prazo. Agora, as empresas têm até 2037 para zerar as emissões de dióxido de carbono e reduzir em 95% a emissão de materiais particulados e de óxidos de nitrogênio.


Um estudo da USP mostrou que mais de 4 mil pessoas morrem por ano na capital paulista vítimas da poluição. O dobro das mortes por acidentes de trânsito. Carros, motos e ônibus respondem por mais de 70% do problema, e os ônibus por um quarto de tudo o que é emitido pelos veículos. Já os carros particulares são responsáveis por 75% das emissões.

 

Para a médica e diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, a poluição em São Paulo custa caro. E é preciso cobrar mudanças de outros setores também.

 

“Custa vidas, internações, gastos públicos em saúde, perda de produtividade. E não tem muita explicação, a não ser interesses econômicos, porque para piorar a situação da indústria automobilística, ela já produz o carro [menos poluente] aqui e exporta para países da América do Sul. Não faz sentido. O que acontece é que ela tem que vender os carros que são poluidores, ela tem que desovar isso aqui”.

 

A reportagem entrou em contato com a ANFAVEA, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, para rebater as críticas, mas em 24 horas não houve retorno.

 

Segundo a SPTRANS, entre dezembro de 2016 e agosto deste ano, as emissões de poluentes na frota de ônibus caíram em um quarto para os óxidos de nitrogênio e mais de um terço para materiais particulados. Não houve redução na emissão de dióxido de carbono. 

 

No começo deste mês, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes chegou a anunciar que esta semana 15 ônibus 100% elétricos entrariam em circulação. Mas a medida foi adiada para o começo de novembro.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo