Campeonato internacional de Judô começa domingo em Brasília

Grand Slam

Publicado em 03/10/2019 - 16:37 Por Sayonara Moreno - Brasília

De domingo até terça-feira, Brasília vai sediar, pela primeira vez, o Grand Slam de judô, que será realizado no Centro de Convenções.

 

A competição terá a participação de 360 atletas, que vão disputar 14 categorias em busca de pontos no ranking classificatório para os jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

O secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, disse que essa é a quinta vez que o Brasil recebe o evento e a primeira no Distrito Federal.

 

“Esse evento não é realizado no Brasil desde 2013. O Brasil estava fora do circuito de grandes eventos mundiais. Reinserimos o Brasil nos grandes eventos e Brasília como a capital esportiva do país. Uma grande vitória do judô de Brasília, da cidade e, acima de tudo, uma grande vitória do esporte brasiliense e brasileiro”.

 

Os atletas vão lutar pela manhã e quem se classificar, participa da final na tarde do mesmo dia.

 

Durante a competição, haverá ainda aula de judô para 200 alunos dos Centros Olímpicos, acrescenta o secretário.

 

“Nós teremos, durante o Grand Slam, o judô kids. 200 jovens dos nossos centros olímpicos irão ao Centro de Convenções e terão aulas com experientes judocas de Brasília, com campeões olímpicos como Rogério Sampaio, que estarão se doando para crianças, colocando sua história de vida e sua experiência no judô”.

 

O árbitro André Mariano dos Santos, que é de Brasília e está participando do processo seletivo para as olimpíadas de Tóquio em 2020, representando o Brasil, falou sobre a importância da disputa para as crianças.

 

“Ele pode olhar para o dojô e falar para si mesmo: eu tenho condições de estar lá. Basta que eu estude, me dedique, preste atenção, respeite as orientações do sensei, dos meus familiares e dos professores. E esse é o nosso grande objetivo, fazer com que uma criança que saia desses projetos sociais, das academias, das escolas, possa ter a oportunidade de, um dia, representar a seleção brasileira”.

 

O secretário de Esporte informou que durante a competição, haverá uma linha da TCB para levar passageiros, de graça, da Rodoviária do Plano Piloto até o Centro de Convenções, entre 9h e 20h. A entrada para assistir o torneio é de graça.

Últimas notícias
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo