Garimpeiros de Serra Pelada pedem a Bolsonaro que envie Forças Armadas à região

Palácio do Planalto

Publicado em 01/10/2019 - 15:51 Por Sayonara Moreno - Brasília

Dezenas de garimpeiros do Pará foram recebidos, nesta terça-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente foi até a guarita de segurança da sede do Executivo Federal, onde subiu em uma cadeira para falar aos presentes.

 

O grupo é de garimpeiros de Serra Pelada, sul do Pará, e pedia ao presidente o envio de homens das Forças Armadas para organizar a exploração de minério na região. Bolsonaro informou que vai avaliar o que pode ser feito, desde que seja dentro da legalidade.

 

“Se tiver alternativa vamos até o final da linha. Não vou oferecer milagre para ninguém aqui. Mas se tiver meios – porque o presidente pode muito, mas não pode tudo – a gente soluciona o problema de vocês. Se tiver amparo legal, colocamos as Forças Armadas lá. Não vamos desrespeitar contrato com ninguém, e buscar uma maneira de solucionar isso aí, porque não pode continuar como está”.

 

Assim que recebeu os garimpeiros, o Presidente voltou para o interior do Palácio do Planalto, e levou com ele o representante do grupo, o garimpeiro Jonas Andrade. Após o encontro, Jonas detalhou os pedidos feitos ao Presidente.

 

“O presidente Bolsonaro, como militar, nos prometeu agora organizar o garimpo de Serra Pelada da forma que estamos pretendendo. Colocar o regime militar, se for possível, com as Forças Armadas dentro do garimpo de Serra Pelada. Queremos nesse momento uma força-tarefa do governo federal. Estamos pedindo a demarcação da nossa terra, porque a Vale pode estar dentro da nossa terra através de túneis, para tirar nosso minério”.

 

A mineradora Vale informou que não possui, atualmente, “nenhuma relação com o garimpo de Serra Pelada” e que a operação realizada próximo à região é a chamada Serra Leste.

 

A Serra Pelada é uma região pertencente ao município de Curionópolis, no Pará e é rica em minério. É considerada o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo