Inmetro orienta consumidores para escolha segura do presente de Dia das Crianças

Dia das Crianças

Publicado em 08/10/2019 - 22:40 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Para uma criança o brinquedo é o início de uma aventura, uma viagem cheia de fantasia e imaginação.

 

E no dia das crianças, quais são os pais que não fazem aquele esforço para agradar os filhos. É uma economizada ali, outra aqui, e pronto, o tão sonhado brinquedo está nas mãos das crianças.

 

Mas toda essa diversão requer alguns cuidados. O diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, explica as medidas a serem tomadas pelos pais na hora de adquirirem um brinquedo.

 

“A primeira recomendação é para os pais ou responsáveis que forem comprar um presente para a criança, observem se esse brinquedo tem o selo do Inmetro. Se não tiver, não compre, pois é um produto irregular no mercado. O segundo cuidado muito importante é com a faixa etária. Os brinquedos seguem questões do tipo: crianças de até 3 anos estão na fase oral, então eles levam muito o brinquedo à boca e, portanto, os cuidados com componentes químicos e partes pequenas são maiores do que um brinquedo para uma criança de 10, 12 anos”.

 

Kuster também pede ao consumidor que exija a nota fiscal do produto no momento da compra. A medida serve para evitar que o produto seja falso.

 

“Se não emite nota fiscal, a probabilidade muito grande que seja um produto irregular. E muitas vezes a gente vê essas réplicas, seja de personagens de cinema, de desenho animado, e pela própria qualidade do brinquedo você vê que aquela réplica é falsa”.

 

O diretor pede que a população denuncie qualquer tipo de problema ou acidente com brinquedos.

 

“Numa ação recente com a Receita Federal de Foz do Iguaçu foi apreendia uma quantidade imensa de produtos irregulares, sem o selo ou com selo falso, e a quase totalidade deles ou possuía substâncias tóxicas, partes cortantes ou pequenas. Brinquedo é uma coisa séria, é importante os pais terem atenção. E por isso é o item que a gente tem, costumeiramente, mais reclamação”.

 

Se você quiser fazer alguma denúncia ou relatar qualquer acidente com brinquedos, o número da ouvidoria do Inmetro é 0800 285 1818.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo