Ministério Público do Pará vai investigar acidente com balsa que derramou fertilizante em rio

Pará

Publicado em 30/10/2019 - 16:53 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público do Pará vai investigar o acidente com uma balsa da empresa SC Transportes LTDA, na última sexta-feira, 25 de outubro. O acidente resultou no derramamento de mais de 1,5 tonelada de fertilizantes no rio Mucuruçá, no município de Barcarena.

 

O MP afirma que o porto onde ocorria o carregamento da carga de fertilizante não tinha licença de operação e que o próprio proprietário do empreendimento informou que a licença ainda estaria em tramitação na Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

 

Dados preliminares apontam que a balsa ainda estava atracada no porto quando virou. Segundo o Ministério Público, após a maré começar a baixar, o comandante teria solicitado que a embarcação fosse retirada da posição em que estava e colocada às margens do rio. Porém, a manobra não foi autorizada por um funcionário do porto, que alegou que a documentação de liberação não estava pronta.

 

Com a baixa da maré, a balsa teria ficado desequilibrada e virou derramando a carga de fertilizante no rio.

 

A carga pertence à empresa Tocantins, e tinha como destino o porto da Cargil, em Santarém.

 

A Divisão Especializada em Meio Ambiente da Polícia Civil intimou todos os envolvidos no acidente, entre eles, o comandante da embarcação, tripulantes, responsáveis pelo porto e o proprietário da balsa.

 

A reportagem não conseguiu contato com a empresa de transportes nem com a dona da carga.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo