A Corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro deflagraram operação conjunta nesta quinta-feira (17), para cumprir mandados de busca e apreensão em Volta Redonda e Barra Mansa, no Sul fluminense.
Os alvos das ordens judiciais eram endereços ligados a nove policiais militares denunciados à Justiça por associação criminosa e corrupção passiva.
Além da busca e apreensão, também foi determinado o afastamento das funções de oito dos denunciados, todos integrantes do 28º Batalhão da Polícia Militar, em Volta Redonda. O nono denunciado, Welderson Sidney da Silva Teixeira, já havia se licenciado da PM, ao se eleger vereador em Volta Redonda.
Além dos crimes de associação criminosa e corrupção passiva, ele também foi denunciado por extorsão. As denúncias tiveram origem nas operações “Camará” e “Katitula”, ambas deflagradas pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público.
No decorrer das investigações, foi revelado que os policiais envolvidos recebiam propina para não coibir a ação de traficantes da região de Volta Redonda.