Operação desarticula organização criminosa em Tocantins

Busca e Apreensão

Publicado em 01/10/2019 - 15:03 Por Juliana César Nunes - Brasília

Policiais federais cumprem nesta terça-feira quatro mandados de busca e apreensão e três mandado de prisão temporária em Palmas, no Tocantins.

 

A ação faz parte da Operação Urutau, que pretende desarticular uma organização criminosa, acusada de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

O nome da operação faz referência ao pássaro urutau, conhecido como o rei da camuflagem. No caso em apuração, a camuflagem ocorreria por meio de laranjas e testas-de-ferro, para dissimular ou ocultar a origem ilícita dos recursos e a real propriedade de bens e empresas.

 

O valor total dos contratos públicos ligados às empresas deste esquema pode ultrapassar R$50 milhões. A Operação Urutau é uma continuidade das investigações iniciadas em 2016, com a Operação Reis do Gado e que apontam a existência de esquemas de desvio de recursos públicos em gestões anteriores do governo do estado.

 

Na semana passada, Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, foi preso. O pai e o irmão do político também foram detidos pela Polícia Federal. Na sexta-feira o pai foi solto mediante pagamento de fiança.

 

Os agentes afirmam que, mesmo após as primeiras investigações, o grupo continuava praticando crimes como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e uso de laranjas para esconder patrimônio. A defesa de Marcelo Miranda e do irmão nega as acusações e vai entrar com pedido de habeas corpus ainda nesta semana.  

 

As atividades econômicas envolveriam desde fazendas agropecuárias, passando pela compra de aeronaves, até empresas de engenharia e construção civil. Segundo cálculos dos investigadores, a suposta organização criminosa teria causado prejuízos de mais de R$300 milhões aos cofres públicos.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo