Pará está na rota do 1º rali de carros elétricos; prova vai chamar a atenção para a sustentabilidade

Sustentabilidade

Publicado em 05/10/2019 - 12:23 Por Bianca Paiva - Brasília

Uma competição automobilística internacional sustentável, inédita no mundo, será realizada daqui a dois anos, no oeste paraense. Trata-se do Extreme E, que reúne exclusivamente veículos 4x4 elétricos, que não utilizam combustíveis fósseis.

 

O rali vai ocorrer em apenas cinco locais do planeta, um deles é a floresta amazônica. No Brasil, a rota é a região do entorno da cidade de Santarém. O produtor do evento, Alejandro Agag, explica que os territórios escolhidos têm um ponto em comum.

 

O anúncio da competição foi feito esta semana pelo governador do Pará, Helder Barbalho. Para ele, além de chamar a atenção para as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente, o evento vai gerar ganho econômico ao estado.

 

O Pará vai ser palco da final do Extreme E. De acordo com o governo estadual, não será necessária a realização de obras, já que o desafio do rali é enfrentar o terreno natural da região.

 

Além disso, a expectativa é que a competição deixe um legado por onde passar. A ideia é reflorestar uma área equivalente à distância percorrida nas provas, para estimular ações socioambientais.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo