Polícia Federal cumpre mandados na operação Pasalimani, em São Paulo

Lava Jato

Publicado em 29/10/2019 - 13:34 Por Nelson Lin - São Paulo

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumpriram hoje 11 mandados de busca e apreensão em uma operação da Lava Jato em São Paulo denominada Pasalimani.

 

São alvos de busca e apreensão pessoas ligadas ao ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, suspeitas de participação no crime de lavagem de dinheiro nas cidades de São Paulo, Taubaté, Itapetininga, Ubatuba e Taboão da Serra.

 

Segundo a força tarefa da lava jato em São Paulo, o foco da operação de hoje é aprofundar as investigações de lavagem de dinheiro que Paulo Vieira de Souza fez dos recursos que ele obteve ilegalmente por meio de peculato e corrupção. Essa lavagem teria ocorrido com o auxílio de terceiros ligados a ele e por intermédio de empresas.


Paulo está detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desde fevereiro de 2019. Ele já foi condenado pelo crime de desvio de verbas públicas na construção do trecho sul do Rodoanel e pela formação de cartel de construtoras para obras do sistema viário.

 

Ele ainda responde a processos por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro internacional. Ele foi diretor da Dersa, estatal paulista responsável pela construção e manutenção de rodovias estaduais, entre 2005 a 2010, durante os governos de Geraldo Alckmin e José Serra.


Procurada para comentar sobre a operação, a defesa de Paulo Vieira de Souza não respondeu até o fechamento desta matéria.

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo