Consultoria vai estudar se chorume do Lixão da Estrutural contaminou água que abastece o DF

Lixão da Estrutural

Publicado em 27/11/2019 - 21:13 Por Gésio Passos - Brasília

O lixo de Brasília foi acumulado durante quase 60 anos no lixão da Estrutural. Após o fechamento, no ano passado, o desafio agora é impedir que os resíduos contaminem a água que abastece a capital.


Para dar início a esse processo, o Governo do Distrito Federal contratou uma consultoria para realizar o diagnóstico da contaminação proveniente da Estrutural.


A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, entidade de apoio à UNB, foi a escolhida para desenvolver o trabalho durante um ano, com custo de R$ 1,2 milhão.


O subsecretario de gestão das águas e resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do DF, Jair Tanús, explica o trabalho que será desenvolvido pela consultoria.


“Vão ser perfurados poços em vários locais para verificar nível de contaminação, a profundidade que está o chorume e quais os materiais que estão ali. Uma série de iniciativas que vão dar segurança para que a gente faça o diagnóstico do problema existente e quais são as melhores técnicas para remediá-los”.


Com a realização dos estudos, o Instituto Brasília Ambiental, o IBRAM, irá iniciar a contratação de um projeto de recuperação do antigo lixão, evitando, assim, a contaminação da Bacia Hidrográfica do Paranoá.


O Lixão da Estrutural era considerado o maior da América Latina, com mais de 200 hectares de área, e foi fechado em 2018 após a finalização do aterro sanitário de Samambaia. O governo estima que mais 40 milhões de toneladas de resíduos foram depositadas no local.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo