Consultoria vai estudar se chorume do Lixão da Estrutural contaminou água que abastece o DF

Lixão da Estrutural

Publicado em 27/11/2019 - 21:13 Por Gésio Passos - Brasília

O lixo de Brasília foi acumulado durante quase 60 anos no lixão da Estrutural. Após o fechamento, no ano passado, o desafio agora é impedir que os resíduos contaminem a água que abastece a capital.


Para dar início a esse processo, o Governo do Distrito Federal contratou uma consultoria para realizar o diagnóstico da contaminação proveniente da Estrutural.


A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, entidade de apoio à UNB, foi a escolhida para desenvolver o trabalho durante um ano, com custo de R$ 1,2 milhão.


O subsecretario de gestão das águas e resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do DF, Jair Tanús, explica o trabalho que será desenvolvido pela consultoria.


“Vão ser perfurados poços em vários locais para verificar nível de contaminação, a profundidade que está o chorume e quais os materiais que estão ali. Uma série de iniciativas que vão dar segurança para que a gente faça o diagnóstico do problema existente e quais são as melhores técnicas para remediá-los”.


Com a realização dos estudos, o Instituto Brasília Ambiental, o IBRAM, irá iniciar a contratação de um projeto de recuperação do antigo lixão, evitando, assim, a contaminação da Bacia Hidrográfica do Paranoá.


O Lixão da Estrutural era considerado o maior da América Latina, com mais de 200 hectares de área, e foi fechado em 2018 após a finalização do aterro sanitário de Samambaia. O governo estima que mais 40 milhões de toneladas de resíduos foram depositadas no local.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo