Justiça do Rio mantém pedágio na Linha Amarela até conclusão de perícia

Rio de Janeiro

Publicado em 13/11/2019 - 19:34 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Mello Tavares, decidiu nesta quarta-feira pela manutenção da gestão da Linha Amarela sob a responsabilidade da concessionária Lamsa. Dessa forma, a empresa poderá continuar cobrando pedágio nos valores atuais, considerados abusivos pela prefeitura carioca.


A decisão foi proferida em resposta a um recurso apresentado pela administração municipal. O desembargador explicou, no entanto, que ela não é definitiva e uma avaliação mais aprofundada será realizada após a conclusão de uma perícia.


A Linha Amarela é uma via expressa que liga a Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, até o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. A tarifa cobrada para carros, em cada sentido, é de R$7,50. Sobre o pedágio, o desembargador afirmou que não há elementos, por enquanto, que levem à convicção de qual valor seria correto.


A prefeitura do Rio de Janeiro quer retomar o controle da via. A medida foi autorizada por uma Lei Complementar, aprovada na Câmara dos Vereadores. No entanto, a Lamsa obteve uma liminar suspendendo os efeitos dessa lei. A decisão, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio, estabeleceu que a retomada da gestão pelo município deve respeitar o devido processo administrativo, que inclui o direito da concessionária à ampla defesa e indenização.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo