Justiça do Rio mantém pedágio na Linha Amarela até conclusão de perícia

Rio de Janeiro

Publicado em 13/11/2019 - 19:34 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Mello Tavares, decidiu nesta quarta-feira pela manutenção da gestão da Linha Amarela sob a responsabilidade da concessionária Lamsa. Dessa forma, a empresa poderá continuar cobrando pedágio nos valores atuais, considerados abusivos pela prefeitura carioca.


A decisão foi proferida em resposta a um recurso apresentado pela administração municipal. O desembargador explicou, no entanto, que ela não é definitiva e uma avaliação mais aprofundada será realizada após a conclusão de uma perícia.


A Linha Amarela é uma via expressa que liga a Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, até o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. A tarifa cobrada para carros, em cada sentido, é de R$7,50. Sobre o pedágio, o desembargador afirmou que não há elementos, por enquanto, que levem à convicção de qual valor seria correto.


A prefeitura do Rio de Janeiro quer retomar o controle da via. A medida foi autorizada por uma Lei Complementar, aprovada na Câmara dos Vereadores. No entanto, a Lamsa obteve uma liminar suspendendo os efeitos dessa lei. A decisão, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Rio, estabeleceu que a retomada da gestão pelo município deve respeitar o devido processo administrativo, que inclui o direito da concessionária à ampla defesa e indenização.

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo