No Amazonas, bovinos e bubalinos de 21 cidades devem ser vacinados contra febre aftosa até sábado
Os criadores de bovinos e bubalinos de 21 municípios amazonenses têm até o próximo sábado, dia 30, para vacinar os rebanhos contra a febre aftosa.
A estimativa da Adaf - Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas - é vacinar quase 70 mil animais, de 0 a 24 meses, nesta segunda etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”.
Em Guajará e Boca do Acre não há restrição de idade para a vacinação.
O estado está há 15 anos sem registro da doença.
As doses da vacina podem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf. O preço varia de R$1,90 a R$ 2,10 por cada dose de 2 ml.
Escritórios do Idam - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas também disponibilizam a vacina.
O produtor deverá ainda comparecer a uma unidade da Adaf em seu município para a atualização obrigatória de todo o rebanho.
Na primeir etapa foram vacinados os rebanhos dos municípios da calha do Rio Amazonas. Agora a campanha ocorre em Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.