Operação é montada para defender o espaço aéreo de Brasília durante Cúpula do Brics

Segurança

Publicado em 12/11/2019 - 21:43 Por Kariane Costa - Brasília

1,6 mil militares vão fazer a segurança do espaço aéreo em Brasília durante a Cúpula do Brics - grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, que começa nesta quarta-feira e encerra na quinta, dia 14.


O uso de drones está proibido na região delimitada, e para sobrevoar áreas específicas será necessário uma autorização especial.


O nível maior de restrição é na região aérea, entre o aeroporto internacional Juscelino Kubitschek e a Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em que só aeronaves autorizadas poderão sobrevoar.


O chefe do Comando de Operações Aeroespaciais, o major-brigadeiro do ar Ricardo Cesar Mangric, esclarece que a aviação comercial não será afetada pela operação de segurança, e os horários de voos estão mantidos normalmente.


“Vamos criar um escudo em torno de Brasília com caças de alta performance para fazer frente a qualquer tipo de ameaça aérea ou tráfego desconhecido. Dentro dessa área vamos posicionar nossa defesa antiaérea. A aviação geral, aquela que o usuário do sistema utiliza, essa não vai ser de forma alguma afetada”.


O major acrescenta que, se alguma aeronave descumprir as ordens da FAB, Força Aérea Brasileira, integrantes da defesa antiaérea munidos de mísseis que estarão ao redor da Esplanada dos Ministérios podem ser acionados, caso esteja em risco a segurança da reunião.


Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, o General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, afirmou que o Brasil está preparado para receber a cúpula. E que providências foram tomadas para que o risco de haver qualquer contratempo durante o evento seja mínimo.


“O nosso gabinete é altamente competente nesse tipo de organização. Nós temos capacidade de atuar em vários lugares, e garantir plenamente essa segurança. Temos um conhecimento muito grande, material moderno, então essas atividades são perfeitamente acompanhadas”.


Esta é a segunda vez que Brasília sedia a reunião de Cúpula do Brics.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo