Posto de interiorização de venezuelanos é instalado em Manaus

Operação Acolhida

Publicado em 13/11/2019 - 18:38 Por Larissa Abreu* - Brasília

Venezuelanos que chegam a Manaus contam agora com um Posto de Interiorização e Triagem da Operação Acolhida. O espaço, localizado na região centro-sul da capital amazonense, foi inaugurado neste mês pelo Ministério da Defesa.


No local, refugiados e imigrantes que chegam ao Brasil pela fronteira do estado do Amazonas podem solicitar refúgio e residência temporária, emitir novos documentos e serem vacinados.


Além disso, podem participar voluntariamente do plano de interiorização, que cria oportunidades de moradia e emprego em outras regiões do país.


O Ministério Público Federal amazonense acompanha as ações da Operação Acolhida. Para a procuradora da República Michele Corbi, o posto de interiorização e triagem é importante para controlar o fluxo migratório e prestar atendimento adequado para diferentes grupos que precisam de maior proteção.


Além desses serviços, a operação Acolhida também oferece gratuitamente locais e barracas para os imigrantes passarem a noite, kit de higiene pessoal, guarda-volumes, refeitório e ambiente de recreação para crianças.

 

O horário de atendimento no Posto de Interiorização e Triagem em Manaus é de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde.


Os dados mais recentes da Polícia Federal mostram que mais de 213 mil venezuelanos estão no Brasil, cerca de 20 mil deles no Amazonas.

 

*Estagiária sob supervisão de Bianca Paiva

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo