Secretário de Segurança do DF é ouvido em audiência pública da CPI do Feminicídio

Distrito Federal

Publicado em 25/11/2019 - 21:12 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal fez nesta segunda-feira a primeira audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os crimes de feminicídio.


O convocado pela CPI foi o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que já tinha se colocado à disposição para comparecer às audiências.


O feminicídio ocorre quando a mulher é morta devido à condição de gênero. Ou seja, é morta por ser mulher. Se for durante um assalto, por exemplo, o crime é tratado como um latrocínio comum. De acordo com o secretário Anderson Torres, quase sempre o feminicídio poderia ter sido evitado.


“Pelo nosso estudo, a gente entendeu que é um crime em sua grande maioria dentro de casa, arma branca, quer dizer: como o Estado chega para prevenir um crime desse sem uma denúncia? E mais: em quase 90% dos casos, alguém sabia. Um vizinho, um filho, a família. O feminicídio não começa naquele momento, ele vem amadurecendo e infelizmente termina com o resultado da morte”.


Os relatórios da Secretaria de Segurança mostram que, em 2017, ocorreram 18 casos de feminicídio no DF. No ano passado, foram 28. De acordo com o relator da CPI, deputado Fábio Félix, do Psol, até semana passada o DF já havia registrado 31 feminicídios. Agora, o secretário de Segurança confirmou que os crimes deste tipo este ano já superaram os de 2018.


Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha defendeu o fim da divulgação de estatísticas criminais sobre feminicídio como forma de reduzir a prática desses crimes. O secretário Anderson Torres disse que o governo vai estudar uma alternativa de fazer o levantamento sem incentivar o crime. Para ele, uma opção pode ser não publicar os motivos do feminicídio. Ao contrário do governador, Torres acredita que divulgar informações e incentivar as denúncias são formas de evitar a morte de mais mulheres.


“É importante se divulgar, a gente só não sabe a forma, o nível de detalhes que está sendo divulgado. Com certeza não há outra alternativa para se evitar esse crime que não seja a prevenção, a divulgação e a denúncia dos crimes”.

 

A CPI do Feminicídio agendou uma audiência pública com especialistas em violência de gênero e segurança pública. A previsão é de que a audiência ocorra no dia 9 de dezembro, às 9h, na Câmara Legislativa. A CPI, no entanto, segue sem presidente. A deputada Telma Rufino, do Pros, deixou o cargo porque era suplente de Fernando Fernandes, do mesmo partido.


Fernandes estava licenciado do mandato desde que assumiu a Administração Regional de Ceilândia. Agora, retornou ao cargo parlamentar, mas ainda não sabe se poderá ocupar a presidência da Comissão. Os trabalhos da CPI do Feminicídio têm sido conduzidos pelo vice-presidente, deputado Cláudio Abrantes, do PDT.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo