Trabalhadores em situação semelhante à de escravo são resgatados de carvoaria em Mato Grosso

Mato Grosso

Publicado em 22/11/2019 - 12:42 Por Maíra Heinen - Brasília

A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso divulgou, nessa quinta-feira (21), o resgate de três trabalhadores em situação semelhante à escravidão e de um adolescente em situação de trabalho infantil.

 

A fiscalização foi realizada no início de novembro e contou com a ação da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Especiais, da Polícia Militar do Estado.

 

As vítimas estavam em uma carvoaria localizada no município de União do Sul, 640 km ao norte de Cuiabá, e trabalhavam sem carteira assinada.

 

A denúncia era contra um empresário individual que explora a produção de carvão vegetal em duas áreas situadas na zona rural do município.

 

Os empregados estavam alojados em estrutura precária, na mesma área onde estavam instalados os fornos utilizados para a produção do carvão. Eles não tinham acesso a instalações sanitárias; e tomavam banho em um córrego, distante cerca de 3km.

 

Além disso, preparavam suas refeições em um fogareiro improvisado no chão com tijolos; e dormiam em estrutura precária de madeira.

 

A fiação elétrica do local estava irregular, com fios desencapados, com risco de choques elétricos e incêndio da estrutura. A água que consumiam ficava armazenada em garrafas PET e em galões de agrotóxicos reutilizados, entre outras irregularidades.

 

O empregador firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho onde assumiu o compromisso de adequar sua atividade às determinações legais.

 

Ele também vai efetuar o pagamento dos direitos trabalhistas, sob pena de multa e execução. No caso do adolescente, os valores foram repassados na presença do representante do Ministério Público do Trabalho.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo