Familiares de vítimas do incêndio em hospital do RJ reclamam de falta de assistência

Incêndio no Hospital Badim

Publicado em 06/12/2019 - 21:10 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Quase três meses após o incêndio do Hospital Badim, no Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, famílias das vítimas dizem desde a tragédia não receberam a assistência adequada da instituição.


De acordo com representantes do hospital, seis acordos de indenização foram fechados e 10 estão em andamento. O assunto foi tratado na primeira audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Incêndios da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


A delegada titular da 18ª Delegacia de Polícia, encarregada das investigações, Carina Bastos, informou que a Polícia Civil do Rio de Janeiro fará nova perícia no hospital. Segundo a delegada, ainda há pontos que precisam ser esclarecidos sobre as causas do incêndio.


Segundo a delegada, o laudo das investigações indica que o incêndio começou em um dos geradores de energia. O equipamento, de acordo com os funcionários, era usado diariamente em horários de pico, das 17h30 até as 20h, para economizar energia.


Parentes das vítimas que participaram da audiência relataram casos de descuido do hospital com os pacientes antes mesmo da tragédia e disseram que não receberam assistência da instituição, como lamentou Carlos Outerelo, filho de Berta Sousa, de 93 anos, que morreu dentro do hospital.


O incêndio no Hospital Badim aconteceu em 12 de setembro. A maioria das 22 vítimas fatais era de idosos que estavam internados. Algumas não morreram pelo fogo, mas por complicações da própria doença causadas pela falta de energia provocada pelo incêndio, que levou ao desligamento de aparelhos necessários para o tratamento dos pacientes.


Dos 103 pacientes com sequelas do incêndio, quatro continuam hospitalizados e 77 tiveram alta. Os 21 colaboradores e acompanhantes internados em consequência do fogo já foram liberados.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo