MPRJ denuncia policial responsável por tiro que matou Ágatha Felix

Rio de Janeiro

Publicado em 03/12/2019 - 18:03 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou o policial militar que teria sido o responsável pelo tiro que matou a menina Ágatha Vitória Sales Felix, de oito anos, no Complexo do Alemão, no último dia 20 de setembro. O PM foi denunciado à 1ª Vara Criminal da Capital – Tribunal do Júri, por homicídio qualificado.

 

Para os promotores de Justiça que assinam a denúncia, o crime foi cometido por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas. Eles afirmam ainda que no momento da ocorrência, o local estava pacífico, com movimentação normal de pessoas e veículos.

 

O MP fluminense também pediu à Justiça a suspensão parcial do exercício da função pública do agente, devendo o PM ser afastado do policiamento de ruas e ter suspensa a autorização de porte de arma de fogo, entre outras medidas cautelares.

 

O crime ocorreu por volta das 21h30, na comunidade da Fazendinha. De acordo com a denúncia, o policial estava em serviço quando atirou, de fuzil, contra duas pessoas não identificadas que trafegavam em uma moto, por acreditar que se tratava de integrantes do tráfico local.

 

Ágatha estava ao lado da mãe, dentro de uma Kombi, quando foi atingida por fragmentos de projéteis. 

 

A denúncia aponta também que a investigação da Polícia Civil rechaçou a tese de legítima defesa apresentada pelo agente, já que não houve nenhuma agressão aos policiais.

 

Caso condenado, o policial poderá cumprir pena de 12 a 30 anos de prisão. O MP ainda remeteu cópia do procedimento à Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar, para apurar a ocorrência de possíveis outros crimes previstos no Código Penal, pelo policiais militares da UPP da área, como falso testemunho, prevaricação e coação.

 

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Polícia Militar para comentar a denúncia, mas até o momento não houve resposta.

 

 

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo