Tirar carteira de identidade no DF agora só com agendamento na Polícia Civil

Polícia Civil

Publicado em 15/12/2019 - 12:42 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A partir desta sexta-feira (13) quem quiser tirar carteira de identidade no Distrito Federal precisa informar o CPF para fazer o agendamento no site da Polícia Civil, o pcdf.df.gov.br.

 

A regra vale, inclusive, para adolescentes menores de 18 anos, crianças e recém-nascidos, que agora não poderão mais agendar a carteira de identidade usando o CPF dos pais ou responsáveis.

 

A expectativa da Polícia Civil é otimizar o atendimento. É que o número de vagas para agendamento diário pode ser mais bem utilizado, já que não vai ter mais a possibilidade de a pessoa agendar dois ou mais horários para fazer o RG, bloqueando a vaga para outras pessoas interessadas.

 

Ou seja, quem não tiver o CPF não vai poder fazer o agendamento.

 

Desde 2015 os cartórios já têm o número do CPF de todos os nascidos em Brasília.

 

Quem ainda não tem o documento, precisa tirar rapidamente. É com ele, por exemplo, que são feitas as inscrições nas escolas da rede pública, do primeiro ano da educação infantil ao terceiro ano, do ensino médio.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo