App voltado a produtores rurais do DF facilita processo de rastreabilidade dos produtos

Distrito Federal

Publicado em 27/01/2020 - 17:37 Por Larissa Abreu* - Brasília

Os produtores rurais do Distrito Federal agora podem contar com mais uma ferramenta, que promete facilitar a vida no campo. É o aplicativo DF Rural, desenvolvido pela Emater, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF.


No app, o agricultor pode acessar informações sobre os preços do atacado de diversas culturas, o Cartão do Produtor Rural Digital e a Caderneta de Campo, que permite o registro do passo a passo de toda a cadeia produtiva.


O assessor da Emater, André Fróes, explica que a Caderneta é a principal função do aplicativo, porque facilita o processo de rastreabilidade do produto, desde o plantio até chegar à mesa do consumidor.

 

Segundo Fróes, desde o ano passado, a rastreabilidade de vegetais tornou-se obrigatória. A medida prevê que frutas e hortaliças deverão conter informações padronizadas que identifiquem o produtor nas caixas ou embalagens do produto.


Com o aplicativo DF Rural, basta o produtor informar nome, endereço e dados dos produtos, como variedade ou cultivo, lote, data de produção, CPF ou CNPJ, que o próprio sistema emite etiquetas, que só precisam ser impressas pelo produtor.


A ferramenta já está disponível para download na Play Store, para dispositivos móveis com sistema operacional Android. Em breve, também ficará disponível para IOS. O aplicativo é gratuito e não precisa de internet para funcionar.

 

*Estagiária sob supervisão de Nádia Faggiani

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo