Ciclone Kurumí pode provocar tempestades e ventos fortes em nove estados mais o DF

Kurumí

Publicado em 23/01/2020 - 05:12 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Marinha espera para esta quinta-feira a formação da tempestade subtropical Kurumí, que significa “menino”, em tupi-guarani.

 

O fenômeno, também conhecido como ciclone subtropical, deve se formar no litoral da região Sudeste, com ventos de até 100 km/h e intensidade 7, numa escala que vai de 1 a 9. No continente, o vento pode chegar a 60 km/h e causar pequenos estragos.


O ciclone subtropical se forma quando a água do mar está muito quente e a pressão atmosférica cai muito, formando um sistema de baixa pressão, com ventos a partir de 63 km/h. Essas tempestades não costumam chegar à terra, porque se deslocam para alto-mar, na direção sul, mas causam chuvas volumosas no continente. No Atlântico Sul, são mais comuns no fim do verão, em março.


O fenômeno deve ocorrer entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, onde a água esquentou e atingiu temperaturas entre 26 e 27 graus. Então, esses devem ser os estados mais afetados pela chuva.


O Instituto Nacional de Meteorologia definiu duas áreas de perigo, que estão em alerta laranja até esta sexta-feira. A maior delas vai da Costa do Descobrimento, na Bahia, até o litoral norte do Rio, e entra no continente, abrangendo as metades norte de Minas Gerais e Goiás, o sul e o sudoeste da Bahia, o sul de Tocantins e todo o Distrito Federal. A outra área em perigo inclui todo o litoral do Paraná, de Santa Catarina e as praias que ficam no nordeste do Rio Grande do Sul.


Se você estiver nessas regiões, atenção. Não procure abrigo debaixo de estruturas que podem cair, como torres, postes, árvores ou painéis de propaganda. Evite usar aparelhos ligados à rede elétrica e, se perceber alguma situação de risco, ligue imediatamente para a Defesa Civil, no telefone 199, ou no Corpo de Bombeiros, no 193.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo