Confira as regras para embarcar crianças e adolescentes desacompanhados

Férias Escolares

Publicado em 03/01/2020 - 19:54 Por Sayonara Moreno - Brasília

A exigência já existe desde setembro de 2019, mas neste período de férias escolares, é importante ficar atento para as regras sobre viagem de crianças e adolescentes menores de 16 anos. Agora, é proibido viajar sem pais e responsáveis legais, se o jovem não tiver autorização judicial, exceto em algumas situações.

 

Caso os pais queiram enviar os pequenos ou adolescentes para a casa dos avós, em outra cidade, por exemplo, devem encaminhar, junto, uma autorização judicial. Esse documento já é rotina para a servidora pública, Érika Luz, que costuma liberar o casal de filhos para viagens em excursões escolares. Mas, segundo ela, burocrática ou não, a medida traz tranquilidade para os pais.

 

A resolução do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, regulamenta a alteração ao artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, as empresas aéreas e terrestres já estão de olho, recomendadas pelas agências reguladoras. A supervisora da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Ana Luiza Muller, explica que há três maneiras de autorizar os menores de 16 anos a viajarem desacompanhados ou com maiores de 18, que não sejam parentes até terceiro grau.

 

Lembrando que, acima dos doze anos, mesmo com autorização, é obrigatória a apresentação do documento oficial com foto para o embarque.


Segundo a resolução do CNJ, em algumas situações, o documento não é exigido: se a viagem for na mesma comarca ou comarca vizinha, desde que no mesmo estado ou mesma região metropolitana; também não precisa da autorização, se o menor de 16 anos estiver acompanhado de parente maior de idade, até o terceiro grau, desde que isso seja comprovado. Se o acompanhante maior de 18 anos não for da família, basta uma escritura pública ou documento particular assinado e com firma reconhecida, por mãe, pai ou responsável.


Também é possível viajar sem autorização judicial, se o menor de 16 anos tiver passaporte válido, em que esteja registrada a autorização para viajar desacompanhado ao exterior. A autorização judicial deve indicar o prazo de validade e, caso o prazo não seja citado, as autoridades consideram a validade de dois anos.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo