Entra em vigor programa de anistia da prefeitura de São Paulo

Regularização de Imóveis

Publicado em 09/01/2020 - 18:31 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Já está em vigor o programa de anistia da prefeitura de São Paulo para regularização de imóveis que foram construídos irregularmente na cidade.

 

Sabe a reforma que resultou no puxadinho ou a sonhada piscina que não foi autorizada pela prefeitura? Com a anistia, imóveis da capital paulista ficarão livres da multa de R$200 para cada metro quadrado construído irregularmente.

 

A estimativa da prefeitura é de que até 750 mil imóveis podem ser beneficiados. Ou seja, 22% do total de construções da capital paulista. As regras valem para obras feitas até 2014. Imóveis residenciais que não pagam IPTU vão ser regularizados automaticamente. Cerca de 600 mil unidades se encaixam nessa categoria.

 

Para moradias com até 500 metros quadrados, o processo também vai ser simplificado, mas um engenheiro ou arquiteto precisa assinar o projeto da obra.

 

Imóveis residenciais, comerciais e templos religiosos de até mil e 500 metros quadrados, além do projeto, precisam de laudos técnicos. Acima dessa metragem, só com o processo de regularização comum. Para a professora de arquitetura e urbanismo da universidade Mackenzie, Viviane Rubio, a regularização automática pode colocar imóveis inadequados em situação regular.

 

O secretário de licenciamento da prefeitura de São Paulo, Cesar de Azevedo garante que isso não vai acontecer. Os proprietários interessados têm até o final de março para pedir a regularização. A anistia livra da multa e de tributos passados, mas os impostos da área real construída passam a ser cobrados.

 

A prefeitura ainda não apresentou uma estimativa de quanto vai passar a arrecadar com o IPTU.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo