Fraude em contratos que beneficiariam alunos de escolas públicas do DF soma prejuízo de R$ 6 bilhões

Operação Conto do Vigário

Publicado em 22/01/2020 - 16:06 Por Pedro Nascimento* - Brasília

A Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Conto do Vigário.

 

Os alvos da investigação são seis contratos e convênios firmados, entre 2015 e 2018, entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF e duas instituições sem fins lucrativos:  o Instituto Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público (Ibesp) e o Instituto Terra Utópica.

 

Os contratos eram destinados à organização de concursos de redação, contratação de histórias e distribuição de livros e revistas para alunos de escolas públicas do Distrito Federal.

 

Entre as fraudes identificadas, há sobrepreço nos contratos e fornecimento de material menor que o previsto.

 

Em um dos contratos, também foi ofertado lanche vencido para as crianças.

 

Somados, os contratos chegam a quase R$ 6 milhões, porém o prejuízo total aos cofres públicos ainda não foi calculado porque pode ultrapassar esse valor.

 

O delegado Leonardo de Castro, responsável pelas investigações, conta que servidores e empresários podem estar envolvidos no esquema.

 

Sonora: “A suspeita é de que existem servidores da secretaria e Câmara Legislativa do DF, empresários e laranjas. Lembrando que o esquema ocorreu entre o período de 2014 a 2018.”

 

Os investigados podem responder pelos crimes de associação ou organização criminosa, peculato, falsificação de documentos, como notas fiscais, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e fraude processual.

 

Se condenados, a pena dos envolvidos ultrapassa 30 anos de prisão.

 

Na primeira fase da operação, em dezembro de 2018, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

 

Procuradas, as empresas investigadas não retornaram nosso contato.

 

 

* Estagiário com supervisão de Nádia Faggiani

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo