Sobe para 52 o número de mortos em Minas Gerais por causa da chuva

101 municípios afetados

Publicado em 28/01/2020 - 20:00 Por Kariane Costa - Brasília

O número de mortos em Minas Gerais, depois das chuvas dos últimos dias, subiu mais uma vez e chega a 52, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado. 13 foram somente na capital, Belo Horizonte. Uma pessoa continua desaparecida.


No momento, mais de 33 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. São mais de 4 mil pessoas que perderam suas casas, e todo o restante teve que deixar as moradias devido aos riscos das chuvas.


101 municípios mineiros tiveram a situação de emergência decretada pelo Estado. Foi publicado, nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, o decreto que reconhece a situação em 54 dessas cidades.


Como muitos sobreviventes tiveram que deixar suas casas, precisam de doações. Na capital mineira, entidades recolhem itens como roupas, colchões, água, alimentos não perecíveis, remédios e produtos de higiene.


Outra forma de ajudar, até mesmo para quem mora em outros estados, é por meio de depósito ou transferência bancária.


O Banco do Brasil informou nesta terça que abriu duas contas correntes, como parte do plano de ação emergencial de ajuda aos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também sofre com as chuvas e onde morreram nove pessoas.


Para os dois estados, as doações devem ser feitas na agência 1607-1. Doações para Minas Gerais, na conta de número 80.000-7, e para o Espírito Santo na conta 70.000-2. Todos os detalhes, incluindo o CNJP do Banco do Brasil, estão no site da instituição, na internet.


Nesta terça-feira, o governo de Minas Gerais informou que antecipou o pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, a 101 castigadas pelas chuvas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento social do estado serão repassados R$ 3,4 milhões às cidades que tiveram a situação de emergência decretada pelo estado.

 

As Forças Armadas estão ajudando em ações de resgate e auxílio emergencial às vítimas das chuvas em Minas Gerais, e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo