Sobe para 52 o número de mortos em Minas Gerais por causa da chuva

101 municípios afetados

Publicado em 28/01/2020 - 20:00 Por Kariane Costa - Brasília

O número de mortos em Minas Gerais, depois das chuvas dos últimos dias, subiu mais uma vez e chega a 52, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado. 13 foram somente na capital, Belo Horizonte. Uma pessoa continua desaparecida.


No momento, mais de 33 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. São mais de 4 mil pessoas que perderam suas casas, e todo o restante teve que deixar as moradias devido aos riscos das chuvas.


101 municípios mineiros tiveram a situação de emergência decretada pelo Estado. Foi publicado, nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, o decreto que reconhece a situação em 54 dessas cidades.


Como muitos sobreviventes tiveram que deixar suas casas, precisam de doações. Na capital mineira, entidades recolhem itens como roupas, colchões, água, alimentos não perecíveis, remédios e produtos de higiene.


Outra forma de ajudar, até mesmo para quem mora em outros estados, é por meio de depósito ou transferência bancária.


O Banco do Brasil informou nesta terça que abriu duas contas correntes, como parte do plano de ação emergencial de ajuda aos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também sofre com as chuvas e onde morreram nove pessoas.


Para os dois estados, as doações devem ser feitas na agência 1607-1. Doações para Minas Gerais, na conta de número 80.000-7, e para o Espírito Santo na conta 70.000-2. Todos os detalhes, incluindo o CNJP do Banco do Brasil, estão no site da instituição, na internet.


Nesta terça-feira, o governo de Minas Gerais informou que antecipou o pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, a 101 castigadas pelas chuvas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento social do estado serão repassados R$ 3,4 milhões às cidades que tiveram a situação de emergência decretada pelo estado.

 

As Forças Armadas estão ajudando em ações de resgate e auxílio emergencial às vítimas das chuvas em Minas Gerais, e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo