Aumenta número de assassinatos desde o começo da paralisação de policiais militares no Ceará

Ceará

Publicado em 26/02/2020 - 11:05 Por Dayana Vítor - Brasília

Desde o início da paralisação de policiais militares no Ceará, 170 pessoas morreram vítimas de assassinatos, feminicídios, lesões corporais seguidas de mortes e latrocínios. Apenas nessa segunda-feira de carnaval, foram vinte e três mortes.

 

Essa onda de violência começou no dia 18 de fevereiro, quando alguns PMs pararam as atividades por conta da insatisfação com o reajuste salarial proposto pelo governo do estado. A remuneração inicial passaria de três mil e quatrocentos reais para quatro mil e quinhentos até março de 2022. Desde então, homens encapuzados invadem quartéis e depredam veículos da polícia.

 

Moradora de Fortaleza, a empresária Francisca Robéria, decidiu viajar para o interior. Tudo por medo de sair as ruas da capital cearense.

 

Para ajudar na segurança da população, no dia 20 de fevereiro, três mil homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública chegaram no Ceará, na Operação da Garantia da Lei e da Ordem.

 

Motins e greves de policiais são proibidas pela Constituição. Por isso, 230 grevistas já foram afastados das atividades. O governador Camilo Santana garante que o reajuste da categoria foi negociado.

 

Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com os líderes da paralisação de policias no Ceará.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo