Cedae é multada em R$100 mil por não divulgar relatórios sobre situação da água no Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 05/02/2020 - 11:20 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio, a Agenersa, multou a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, a Cedae,  em R$ 100 mil por não ter divulgado os relatórios contendo dados sobre a concentração de geosmina em amostras coletadas da Estação de Tratamento de Água Guandu (ETA Guandu), desde o dia 27 de janeiro.

 

A Companhia tem até o próximo dia 07 de fevereiro para publicar os relatórios em seu site, com envio de cópias para a Agenersa, sob pena de multa em dobro se houver novo descumprimento.

 

Também nesta terça-feira, a agência reguladora determinou que a Cedae fique atenta a prioridades de abastecimento depois que houve a paralisação dos trabalhos na ETA Guandu por conta da detecção de presença anormal de detergente na água captada, na tarde de segunda-feira (4).

 

Segundo o comunicado, a Cedae precisa atender de imediato, e prioritariamente, hospitais, unidades de saúde, escolas, creches, unidades de tratamento de idosos, presídios e demais áreas sensíveis afetadas pelo desabastecimento de água, contratando, se necessário, carros-pipas.

 

A agência reguladora determinou também que a Cedae remeta relatórios diários, até as 15h, sobre o abastecimento de água nas regiões atingidas, detalhando procedimentos adotados e os atendimentos realizados nos respectivos bairros e municípios.

 

A Cedae deve ainda disponibilizar as informações sobre abastecimento de forma clara, por meio de mídias de fácil acesso à população do Rio de Janeiro.

 

A Agência reguladora esclareceu que, por se tratar de detecção da presença de detergente na água, cabe ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a investigação sobre origem da alta concentração do produto na captação da ETA Guandu.

 

O problema do detergente se soma ao da presença também da geosmina na água do Guandu, que desde o início do ano tem causado alterações na água e feito com que a população tenha que consumir água mineral.

 

Nesta terça-feira (4), algumas regiões da cidade já sofreram falhas no abastecimento devido ao fechamento das comportas de captação.

 

Com informações de Douglas Correa, da Agência Brasil

Últimas notícias
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo