Cinco pessoas morreram em São Paulo por causa das chuvas

Temporal

Publicado em 11/02/2020 - 21:43 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Chega a cinco o número de vítimas do temporal que atingiu o estado de São Paulo nessa segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros encontrou os corpos de duas mulheres e um homem que estavam em um carro que foi arrastado pelo transbordamento de um rio em Botucatu, no interior paulista.

 

Em Marília, também no interior do estado, uma cratera aberta na Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros engoliu um caminhão e um carro . O motorista do carro morreu. Nessa segunda-feira (10) já tinha sido confirmada a morte de um motorista de caminhão que também caiu em uma cratera que se abriu na Rodovia Marechal Rondon, que liga Jundiaí â divisa com o Mato Grosso do Sul.

 

Segundo a Defesa Civil, em todo o estado, pelo menos 516 pessoas ficaram desalojadas e 142 estão desabrigadas. Os estragos foram maiores no Vale do Ribeira, na região metropolitana da capital paulista, na Baixada Santista e no Alto Tietê. Na cidade de são Paulo, dia foi de limpar a lama e calcular os prejuízos. Depois que a água abaixou, foi possível ver os estragos.

 

A veterinária Jana Zieterman veio só passar o final de semana na capital paulista, mas viu quando o carro afundou na enchente. No restaurante de João Nunes a água atingiu um metro e meio de altura.

 

O restaurante de João fica ao lado do EBC, onde fica a redação da Rádio Nacional,  em São Paulo.  E a terça feira também foi dia de tirar a lama,  contar os prejuízos e tentar recuperar o que é possível da estrutura que ficou bem prejudicada. Tem muita lama por toda a empresa, muitos equipamentos foram danificados e os móveis ficaram revirados. Dois funcionários da ebc  ficaram ilhados até perto da meia noite de segunda para terça, quando conseguiram resgate após o volume da água na empresa e na avenida baixar.

 

A região fica no encontro dos rio Pinheiros e Tietê e foi uma das mais atingidas pelas chuvas na capital paulista. É a mesma região onde fica a Ceagesp, o maior entreposto de alimentos da América Latina, que  calcula prejuízos nas casa dos R$20 milhões. Sete mil toneladas de alimentos foram perdidas. A previsão é de que o entreposto volte a funcionar na tarde dessa quarta-feira, depois de concluídos os trabalhos de limpeza.

 

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, as fortes chuvas devem gerar um prejuízo de R$110 milhões para o comércio da região, principalmente na região metropolitana.

 

Em apenas 11 dias, as chuvas ultrapassaram em 37% a média histórica para o mês de fevereiro. Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, choveu neste mês cerca de 342 milímetros, e a média registrada entre 1981 e 2010 ficou em 249 milímetros.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo