O primeiro fim de semana de pré-carnaval em Brasília foi violento. No bloco "Quem chupou vai chupar mais", que aconteceu no sábado, ao lado do Museu Nacional da República, o Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos seis vítimas de esfaqueamento no evento que reuniu mais de 90 mil pessoas.
Ainda de acordo com o corpo de bombeiros, pelo menos outras sete pessoas foram atendidas com ferimentos diversos. A Polícia Militar registrou cinco ocorrências por porte de arma branca e cinco por uso e porte de drogas. Foram apreendidas tesouras, facas, canivetes, armas artesanais e mais de 5 mil garrafas de vidro durante a festa.
Matheus Barbosa, de 18 anos, participava do evento e morreu depois de ser esfaqueado. Em nota, a organização do bloco se solidarizou com a família de Matheus e se colocou à disposição das autoridades para ajudar na busca dos suspeitos. Ainda de acordo com a organização, o espaço contou com uma infraestrutura formada por 240 seguranças, 60 brigadistas, 6 UTIs móveis, 2 postos médicos e toda a área do evento foi cercada para que ocorresse revista de todos os foliões que adentrassem ao local.
A Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, onde a vítima morava, divulgou nota lamentando profundamente a morte de Matheus Barbosa.
Já a Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Civil investiga esse caso, e também uma tentativa de homicídio de um homem de 20 anos no mesmo bloco. O jovem teve perfurações na altura do pescoço, mas passa bem.
*Estagiário sob supervisão de Nádia Faggiani