Macapá vai distribuir 360 mil preservativos durante o carnaval

Prevenção

Publicado em 20/02/2020 - 13:22 Por * Pedro Nascimento - Brasília

A prevenção é o melhor remédio... E a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá vai distribuir 360 mil preservativos no carnaval deste ano. Quatro mil lubrificantes também serão disponibilizados no feriado.

 

Profissionais de saúde estarão nos blocos,  orientando os foliões sobre a importância de usar preservativos e fazer sexo de forma segura.

 

Segundo dados do governo do Estado, no ano passado foram registrados 210 casos de HIV. Já em 2018, o ano fechou com 319 pessoas infectadas no Amapá.


Houve também um aumento considerável nos casos de sífilis. Jovens na faixa etária entre 15 e 30 anos estão entre o público mais atingido pela doença.

 

E na maioria dos casos, a transmissão poderia ter sido evitada com o uso do preservativo, como explica Ivo Cardoso, gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Amapá.

 

Sonora: "E é uma forma da gente estar chamando a atenção da importância para a prevenção da população principalmente da população jovem - que precisa estar atenta. No período de carnaval a gente sabe que os jovens aproveitam mais. Então é necessário a gente disponibilizar esses insumos para a juventude."

 

Uma outra campanha está sendo elaborada pelo Ministério da Saúde.

 

O objetivo é reforçar a importância de evitar a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.

 

Neste carnaval, o Ministério vai distribuir, ao todo, 128 milhões de preservativos em todo o país. 

 

* Com supervisão de Leila Santos, da Rádio Nacional em Brasília, Pedro Nascimento. 

 

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo