Monte Castello: há 75 anos, brasileiros venciam batalha que iniciou retomada de Aliados na 2ª Guerra

75 anos de Monte Castello

Publicado em 21/02/2020 - 18:07 Por Luiz Cláudio Ferreira - Brasília

O grande dia foi conquistado passo a passo, sob o frio e o vento europeu. Uma marcha difícil, longa e sob ameaça.


Os combatentes ouviam granadas e os tiros da artilharia alemã. Foram quatro tentativas até o dia 21 de fevereiro de 1945.


Essa foi a data em que os expedicionários brasileiros venceram o mais importante desafio na campanha da Segunda Guerra. Era a Tomada do Monte Castello, na Itália.


A conquista possibilitou que os Aliados pudessem seguir para o Norte do país e caminhassem para a vitória final, em maio, contra o nazismo.


O ex-combatente Vasco Duarte, hoje com 96 anos, que serviu como cabo e operador telegrafista, lembra em detalhes as dificuldades daqueles dias.


“Onde pisávamos estava tudo minado. Na verdade, eu passei um ano de medo. Um alemão lá valia por 20 dos nossos, porque eles [vinham] de cima e nós de baixo. Muito frio, nas montanhas a gente ficava com falta de ar”.


Mesmo com as dificuldades, eles não desistiram e abriram caminhos. O pesquisador Israel Blaiberg explica que a data tem importância especial para a história do Brasil. Militares de 90 cidades de Norte ao Sul do país integraram a Força Expedicionária Brasileira.


“É uma vitória do Brasil, dos civis que vestiram farda e hoje, então, podemos prestar essa homenagem a eles, nos 75 anos do Monte Castello. Então Monte Castello é importante não só do ponto de vista militar, mas também pela cidadania. É um dever de memória que nós temos”.


A farda, as medalhas e as memórias estão intactas 75 anos depois. Um percurso que marcou a história do Brasil.


Para saber mais dessa batalha, acesse ebc.com.br

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo