Procon notifica empresas de sites de vendas e WhatsApp por falhas na segurança

Golpe por WhatsApp

Publicado em 21/02/2020 - 21:13 Por Eliane Gonçalves - Brasília

O Procon de São Paulo notificou empresas de internet por falhas no sistema de segurança dos usuários.


As empresas que receberam notificação foram o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e os sites de venda OLX, Mercado Livre e Zap Imóveis.


Segundo o Procon, golpistas monitoram esses sites de venda, entram em contato com um vendedor que tenha anunciado no site e enviam uma mensagem por SMS pedindo um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp com a desculpa que o vendedor “regularize” seu anúncio.


Na verdade, esse código é um PIN de autenticação do WhatsApp. Com esse número, os golpistas clonam a conta da pessoa e passam a usar o número para se comunicar com os telefones cadastrados na agenda do telefone da pessoa.


Na notificação, o Procon questiona quais são os procedimentos que estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. Também foi solicitado que as empresas informem o que tem sido feito para alertar consumidores e usuários sobre o golpe.


Em nota, o Grupo ZAP, responsável pelo site ZAP imóveis, confirmou que recebeu a notificação e disse que está monitorando os casos e atuando para combater a prática ilegal. A nota informa também que o grupo mantém canais de atendimento para esclarecer o que está acontecendo e fornecer as ferramentas necessárias para que os usuários não caiam no golpe.


Já a OLX informou que até essa sexta-feira não recebeu a notificação, e afirmou que a empresa não pede código de verificação ou senhas fora do site para os usuários e recomenda sempre que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa também disse que usa os canais oficiais e redes sociais para alertar os consumidores.


Nós também entramos em contato com o Mercado Livre e o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e não tivemos retorno.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo