Procon notifica empresas de sites de vendas e WhatsApp por falhas na segurança

Golpe por WhatsApp

Publicado em 21/02/2020 - 21:13 Por Eliane Gonçalves - Brasília

O Procon de São Paulo notificou empresas de internet por falhas no sistema de segurança dos usuários.


As empresas que receberam notificação foram o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e os sites de venda OLX, Mercado Livre e Zap Imóveis.


Segundo o Procon, golpistas monitoram esses sites de venda, entram em contato com um vendedor que tenha anunciado no site e enviam uma mensagem por SMS pedindo um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp com a desculpa que o vendedor “regularize” seu anúncio.


Na verdade, esse código é um PIN de autenticação do WhatsApp. Com esse número, os golpistas clonam a conta da pessoa e passam a usar o número para se comunicar com os telefones cadastrados na agenda do telefone da pessoa.


Na notificação, o Procon questiona quais são os procedimentos que estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. Também foi solicitado que as empresas informem o que tem sido feito para alertar consumidores e usuários sobre o golpe.


Em nota, o Grupo ZAP, responsável pelo site ZAP imóveis, confirmou que recebeu a notificação e disse que está monitorando os casos e atuando para combater a prática ilegal. A nota informa também que o grupo mantém canais de atendimento para esclarecer o que está acontecendo e fornecer as ferramentas necessárias para que os usuários não caiam no golpe.


Já a OLX informou que até essa sexta-feira não recebeu a notificação, e afirmou que a empresa não pede código de verificação ou senhas fora do site para os usuários e recomenda sempre que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa também disse que usa os canais oficiais e redes sociais para alertar os consumidores.


Nós também entramos em contato com o Mercado Livre e o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e não tivemos retorno.

Últimas notícias
Geral

TV Universitária da UFRR está na multiprogramação da EBC

Com a multiprogramação, a oferta de conteúdos para a população aumentará.  O público terá acesso a amplo material jornalístico, científico, educativo e de entretenimento, produzido diariamente.

Baixar arquivo
Educação

Câmara regulamenta ensino domiciliar, destaques ainda serão analisados

A Câmara aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova regulamentação da identidade profissional de radialista

Com isso, o documento pode ser usado como identidade válida em todo o território nacional. O projeto segue para sanção presidencial.

Baixar arquivo
Política

Senado aumenta a punição para o crime de injúria racial em eventos

O senado aprovou na noite desta quarta-feira aumento da punição para quem comete o crime de injúria racial em eventos esportivos, religiosos e humorísticos.

Baixar arquivo
Economia

BID destaca importância do setor privado em projetos de saneamento

A diretora executiva do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Brasil e Suriname, Marta Seiller, destacou a importância dos investimentos e parcerias do setor privado nos projetos de saneamento no país.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento que analisa se Lei Seca viola a Constituição

O plenário do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento que analisa se trechos da Lei Seca violam a Constituição Federal.

Baixar arquivo