Projeto no TO ensina profissões tradicionalmente masculinas para mulheres desempregadas

Tocantins

Publicado em 15/02/2020 - 06:52 Por Maíra Heinen - Brasília

Há uma semana, a sala de aula do curso de Mecânica de Injeção Eletrônica está cheia - de mulheres.


O curso está em sua segunda edição e faz parte do programa Jeito de Mulher. O conteúdo é direcionado a mulheres preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.


Também é voltado para aquelas que querem entrar no mercado de trabalho e atuar em profissões tradicionalmente masculinas. Na primeira edição, foram atendidas mais de 200 mulheres.


Desemprego, divórcio e outras dificuldades na vida foram o pontapé para Solange Alves, moradora de Palmas, no Tocantins, iniciar novos estudos para aumentar as chances de retorno ao mercado de trabalho. Ela é uma das alunas do curso ofertado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins e do Sine, o Sistema Nacional de Emprego.


Mecânica de carros geralmente é um trabalho associado aos homens, mas Solange garante que o mercado está em busca de mulheres.


“Para mim é uma área inovadora, que eu percebo que há necessidade de uma mulher, até porque hoje somos as maiores consumidoras do mercado. Eu vou lutar para isso”.


Além do curso em si, durante as primeiras aulas, as mulheres são informadas a respeito de empoderamento feminino, conscientização sobre os direitos sociais e civis, contexto do mercado de trabalho e sobre o posicionamento da mulher frente às profissões tradicionalmente ocupadas por homens.


Para Meire Bezerra, gerente de Capacitação, Qualificação e Unidades do Sine no Tocantins, é um diferencial para uma oficina mecânica ter entre seus profissionais, uma mulher.


“Quando a mulher chega no estabelecimento e tem outra mulher para receber e falar com precisão, com certeza é um diferencial para aquela oficina. E nós mulheres temos tanta capacidade quanto os homens”.


As alunas do curso recebem, além do material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança para as disciplinas práticas, e ainda, o lanche e o vale-transporte.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo