Rio de Janeiro continua em estado de atenção por causa das chuvas nesta terça (11)

Chuvas no Rio de Janeiro

Publicado em 11/02/2020 - 10:35 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Com 88 pontos de alagamento e quedas de árvore, os moradores do Rio enfrentaram mais um dia de dificuldade para voltar para casa na noite desta segunda-feira.

 

Na manhã desta terça-feira (11),  bolsões d’agua ainda prejudicavam a mobilidade em sete pontos da cidade, além de três quedas de árvores e um deslizamento que deixaram ruas parcialmente interditadas.

 

O município do Rio entrou em estágio de atenção, que é o terceiro nível de cinco, às 15h20 da tarde desta segunda. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, o estágio de atenção permanece nesta terça devido a previsão de chuva moderada a forte.

 

Na noite de segunda, foram disparadas sirenes de alerta contra deslizamentos em duas comunidades, na Mangueira e na Rocinha, onde a orientação continua sendo de que os moradores permaneçam nos pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil.

 

A Rocinha, o Jardim Botânico e o Alto da Boa Vista registraram os maiores acumulados de chuva entre a tarde de segunda e a manhã desta terça-feira, com os pluviômetros marcando cerca de 120 milímetros de chuva nos bairros.

 

Os transportes públicos também foram afetados na noite de segunda. Nos trens, o Ramal Saracuruna teve a circulação suspensa em um trecho. No Veículo Leve sobre Trilhos, a linha 2 chegou a ser interrompida totalmente e a linha 1 parcialmente. O aeroporto Santos Dumont ficou fechado por 40 minutos.

 

Nesta terça, os dois aeroportos da capital fluminense operam por instrumentos. E a situação dos modais de transporte público é regular, com exceção de uma extensão dos trens, Guapimirim, que depende ainda de reparos para regularizar a oferta do serviço.

 

A região metropolitana do Rio, Niterói, São Gonçalo, e a Baixada Fluminense também foram muito impactadas pela chuva.

 

Vários pontos dessas cidades ficaram alagados na noite desta segunda-feira. Os municípios de Niterói e Duque de Caxias também permanecem em estágio de atenção nesta terça-feira.

 

A prefeitura de Nova Iguaçu pediu aos moradores que fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo