Tarifa de energia continua na bandeira verde em março

Aneel

Publicado em 28/02/2020 - 20:08 Por Gésio Passos - Brasília

Nesse mês de março, as contas de energia seguem na bandeira verde. Com isso, as contas de luz não terão nenhum custo adicional devido às condições favoráveis das hidrelétricas no país.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, os principais reservatórios apresentaram recuperação dos níveis em razão das chuvas de fevereiro, que se aproximaram do padrão histórico.


A previsão para março é de manutenção dessa condição favorável, que pode resultar na elevada participação das hidrelétricas na produção de energia, reduzindo a necessidade de acionamento das termelétricas.


Mesmo com bandeira verde, a Aneel orienta os consumidores a reforçarem a economia de energia e o combate ao desperdício.


Uma das dicas é que o banho no chuveiro elétrico seja mais curto, e é importante selecionar a temperatura morna no verão. Também é importante utilizar iluminação natural, lâmpadas econômicas e não deixar luzes acesas sem necessidade.


Em fevereiro, a bandeira também foi verde. Em janeiro as condições eram menos favoráveis e ela ficou amarela, em alerta para economia de energia.


Roraima é o único estado que está fora do Sistema Integrado Nacional de energia. Assim, a conta de luz não segue o sistema de bandeiras tarifárias.

Últimas notícias
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo