Tesourinhas de Brasília em obras têm "estado crítico", pior do que o constatado antes

Brasília

Publicado em 13/02/2020 - 19:42 Por Dayana Vitor - Brasília

As tesourinhas do Plano Piloto estão em situação pior do que havia sido constatado inicialmente. É o que mostra um relatório feito pela empresa responsável pela reforma dessas estruturas.


Para se ter uma ideia, as tesourinhas da 103/104 sul e da 115/116 Sul, além da 107/108 e 115/116 Norte, que atualmente estão fechadas para reforma, estão em grau crítico.


Mesmo assim, o diretor de Edificações da Novacap, Francisco Ramos, garante que não há risco para a segurança de quem passa perto do local. Ele ainda afirmou que essas obras deverão ser entregues agora em março.


“Estão todas dentro do fator de segurança, estamos trabalhando muito fortemente na recuperação dessas, vamos entregar à população um conjunto de tesourinhas novas, com a pintura antipichação, a pavimentação melhor. É uma obra necessária para Brasília, tem 60 anos que não se faz intervenção nesse tipo [de estrutura] da área central de Brasília”.


Segundo a empresa TAL, responsável pela reforma das tesourinhas, o maior problema são as corrosões nas bases do concreto. É que após anos de infiltrações e sem manutenção, reações químicas desgastaram o material, como detalha Francisco Ramos, da Novacap.


“Durante a execução dos serviços, principalmente na Asa Sul... é que elas eram revestidas e foram retirados esses revestimentos, e assim descoberta a real situação da estrutura. Principalmente afetado pela corrosão, que acaba danificando cada vez mais a estrutura”.


A previsão do governo é que todas as tesourinhas sejam entregues até novembro. O valor das obras é de cerca de R$ 7 milhões, se não houver acréscimos no decorrer das intervenções.

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo