Executivo e judiciário adotam medidas restritivas para evitar propagação do covid-19

Brasília

Publicado em 18/03/2020 - 08:04 Por Victor Ribeiro - Brasília

Órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário anunciaram regras para restringir a circulação do público e da imprensa, e, ao mesmo tempo, tentar manter o trabalho.

 

No governo federal, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, e os ministérios da Saúde e da Economia já informaram que, a partir de agora, as entrevistas coletivas serão transmitidas pela internet. Os jornalistas terão que enviar as perguntas à distância.

 

Servidores federais idosos ou que possuam algum problema no sistema imunológico foram dispensados ou vão trabalhar de casa. Quem apresentar sintomas de covid-19, como febre, falta de ar e tosse, também será dispensado.

 

O Supremo Tribunal Federal determinou isolamento doméstico para todos que apresentem febre ou sintomas respiratórios, por serem considerados casos suspeitos, dos estagiários aos ministros da Corte. Os atestados serão homologados administrativamente e as perícias médicas podem ser dispensadas. Quem tem mais de 60 anos ou doenças crônicas pode optar por trabalhar de casa.

 

Reuniões e audiências no Supremo devem ser feitas por videoconferência. Está proibido o acesso do público externo ao restaurante, à biblioteca da Corte e às sessões de julgamento. Tanto nas Turmas quanto no Plenário do Supremo, só poderão entrar os ministros, os auxiliares deles e os advogados das partes. A Corte vai ampliar os julgamentos no Plenário Virtual.

 

No Superior Tribunal de Justiça, os atendimentos presenciais estão suspensos e o público externo não pode entrar no STJ, pelo menos até o dia 17 de abril. O atendimento ao público geral será pelo telefone (61) 3319-8000. Já para os advogados, o STJ disponibilizou o número (61) 3319-8410.

 

O Superior Tribunal de Justiça suspendeu a exigência de impressão digital no registro do ponto eletrônico. E obrigou a trabalhar de casa os servidores do STJ maiores de 60 anos, que tenham filhos menores de um ano, gestantes e pessoas com doenças respiratórias crônicas. O trabalho remoto também está autorizado para os demais funcionários.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo