Câmara deve votar Orçamento de Guerra nesta sexta; texto separa recursos para Covid

Orçamento de Guerra

Publicado em 02/04/2020 - 09:30 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A proposta do chamado Orçamento de Guerra foi apresentada na Câmara dos Deputados e pode ser votada nesta sexta-feira (3).

 

O relator da medida, deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, apresentou o texto que separa o orçamento da União em dois, sendo um só para despesas e investimentos usados no combate ao coronavírus.

 

As regras da Proposta de Emenda à Constituição serão validas enquanto durar o estado de calamidade pública e incluirá ainda os atos praticados a partir do dia 20 de março.

 

O argumento central é de que a medida facilita a execução do orçamento, sem as travas e controles do Orçamento Comum.

 

A proposta dividiu o plenário.

 

O deputado do MDB do Maranhão, Hildo Rocha, defendeu que a medida vai dar as condições para o governo agir contra a crise.

 

Mas, alguns parlamentares apontaram que a PEC tem apenas um efeito simbólico.

 

A deputada do PT do Paraná, Gleisi Hoffmann, defendeu que existem outros instrumentos legais para executar o orçamento em um momento como este, como os créditos extraordinários.

 

A proposta cria um comitê de crise para fiscalizar e aprovar as ações contra o coronavírus, podendo pedir informações sobre qualquer ato de qualquer órgão da União.

 

O Comitê terá poder de anular ações, revogá-las ou ratificá-las. Com isso, seria possível, por exemplo, contratar temporariamente profissionais sem as exigências previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Somente o Congresso Nacional poderá suspender decisões do comitê ou do Banco Central quando achar que elas extrapolam os limites previsto na lei ou contenham irregularidades.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo