Como as crianças estão entendendo a pandemia? Elas mesmas respondem

Elas respondem

Publicado em 14/04/2020 - 06:30 Por Dayana Vítor - Brasília

As crianças enxergam o mundo e os problemas de forma diferente de nós, adultos. Mas elas sabem muito bem que o planeta está lutando contra um inimigo poderoso e mortal: o novo coronavírus. Esse é o caso da Maria Eduarda de Oliveira, de 7 anos.


“O corona é uma bolinha cheia de espinhos, e a gente precisa muito lavar as mãos para não morrer”.


Heitor Bezerra, de 4 aninhos, sabe que, assim como os super heróis, todos precisam usar máscaras para se proteger contra o arqui-inimigo.


“Coronavírus é quando ninguém pode sair. A gente se protege com uma máscara”.


Os pequenos também aprenderam quais são as outras armas contra o coronavírus, como nos conta Maitê Arruda, de 4 aninhos.


“A gente tem que ficar em casa, protegido, lavar as mãos, e se não tiver água nem sabão, use o álcool em gel”.


Eles sabem que ao sair podem se encontrar com o novo coronavírus e levar a doença para dentro de casa, mas sentem falta dos amigos, escola. Larissa Baphista, de 7 anos, não vê a hora de fazer várias atividades.


“[Saudade] dos meus amigos, de ir para a escola, de ir no parque de diversões, no zoológico, no cinema, de fazer um monte de coisa, só que a gente não pode”.


Já Alice Ribeiro, de quatro aninhos, está com saudades de uma diversão que tinha todos os dias.


“Saudade de ir ao parquinho da escola, ver meus amiguinhos”.


Bernardo Miguel, de 7 anos, diz que está preocupado com a família.


“Pense no próximo. Eu estou acompanhando as notícias e estou muito preocupado com a minha família. Lave as mãos com água e sabão e álcool em gel”.


As crianças contraem a Covid-19, mas estão fora do grupo de risco, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, não significa que não podem sofrer complicações. No Brasil, a vítima fatal mais jovem da doença foi um bebê de cinco dias. Mas criançada, não se preocupem que papai e mamãe estão cuidando de vocês e, logo, logo, isso tudo vai passar.

Últimas notícias
Política

Bilionário Elon Musk se encontra com Bolsonaro no interior de SP

O empresário chegou de manhã à cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Baixar arquivo
Saúde

OMS alerta sobre riscos da substituição do leite materno por fórmulas

Entidades internacionais irão lançar uma campanha para intensificar a proibição do uso de marketing na venda desses produtos, que só devem ser consumidos em caso de orientação médica

Baixar arquivo
Política

Governo federal regulamenta regras do mercado de baixo carbono

O texto estabelece procedimentos para a elaboração de planos com metas de redução gradativa de emissão de gases do efeito estufa decorrentes da ação humana.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: cobertura da terceira dose da vacina segue abaixo da média

O cenário atual ainda é motivo de preocupação diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade do passaporte vacinal.

Baixar arquivo
Política

Ministério da Infraestrutura anuncia investimentos em ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, anunciou investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos para a reestruturação do setor ferroviário no país.

Baixar arquivo
Justiça

PF prende no RJ homem que fraudava INSS com documentos falsos

A estimativa é que o esquema tenha causado um prejuízo de cerca de R$ 500 mil.

Baixar arquivo