Da produção de máscaras a doações, voluntários se unem contra a Covid-19

Escola de Engenharia da UFF

Publicado em 03/04/2020 - 13:24 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Estudante do 7º período do curso de desenho industrial da Universidade Federal Fluminense, Weslie Lospennato, está trabalhando como voluntário na confecção de máscaras 3D e outros Equipamentos de Proteção Individual em uma mini fábrica montada durante essa pandemia do coronavírus no hall da Escola de Engenharia da UFF, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Escoteira há 20 anos, a pedagoga Aline Conde já desenvolvia ações voluntárias antes da Covid-19 se espalhar pelo mundo. Morando fora da capital e com uma  filha pequena, foi uma fake news que recebeu sobre saque de supermercados que acendeu o sinal de alerta para começar a desenvolver um trabalho de arrecadação de alimentos e materiais de higiene antes que a necessidade das famílias virasse desespero.

 

Assim como Weslie e Aline muita gente tem tentado contribuir de acordo com suas possibilidades para que o peso do coronavírus seja um pouco mais leve.

 

Em vários condomínios, pessoas mais jovens criaram uma rede de ajuda aos vizinhos idosos e de cuidados de higiene das áreas comuns. Para Aline, a razão em ajudar está também em como queremos que o Rio  de Janeiro esteja quando a pandemia passar.

 

Weslie aponta que, apesar da tensão do momento, o trabalho tem sido gratificante.

 

E para dar conta dos pedidos de máscaras e outros insumos de proteção para profissionais de saúde, a UFF pede também a ajuda de mais voluntários para os trabalhos de impressão, corte, costura e transporte dos materiais.

 

A inscrição pode ser feita por meio de um formulário disponível no site uff.br/coronavirus. Para quem ainda não sabe como começar a ajudar há diversos portais e páginas nas redes sociais que informam demandas de pessoas e instituições, além de dicas sobre como ajudar neste momento.

 

Uma delas é o portal voluntários.com.br.

 

A Central Única das Favelas, a CUFA, que já desenvolve diversas ações com voluntários, também está organizando uma rede de auxílio para os moradores das áreas carentes cariocas. A organização está com uma vaquinha aberta para auxiliar mães que moram nas comunidades. Mais informações no site cufa.org.br.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo