Dobra número de sepultamentos em cemitérios de Manaus

Pandemia

Publicado em 22/04/2020 - 10:01 Por Renata Martins - Brasília

Depois da chegada do novo coronavírus, o número de sepultamentos realizados nos cemitérios públicos urbanos de Manaus, mais que dobrou. De acordo com a prefeitura da capital amazonense, antes da pandemia a média era de 30 sepultamentos por dia, mas desde domingo, mais de 100 pessoas são enterradas diariamente.

 

Para conseguir sepultar tanta gente, a Secretaria Municipal Limpeza Urbana adotou o sistema de trincheiras, para realizar o enterro das vítimas de Covid-19, no único cemitério com capacidade para receber novas covas, o de Nossa Senhora Aparecida, na zona Oeste da cidade.

 

São covas coletivas, feitas por uma escavadeira. Os caixões ficam dispostos um ao lado do outro e são enterrados juntos. De acordo com a prefeitura, a metodologia, já utilizada em outros países, preserva a identidade dos corpos e os laços familiares, com o distanciamento entre os caixões e com a identificação das sepulturas.

 

Duas câmaras frigoríficas foram instaladas no cemitério e estão sendo utilizadas para  a conservação dos corpos.

 

Um escritório do serviço do SOS Funeral foi montando no local para dar suporte a servidores e familiares das vítimas.

 

Em vídeo publicado nessa terça-feira (21), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou que a cidade se encontra em estado de absoluta calamidade pública.

 

O prefeito lembrou que em um único dia, no domingo, 122 pessoas morreram na capital.

 

Segundo o prefeito, a pandemia não atingiu apenas hospitais e leitos de UTI, mas também os primeiros cuidados. Segundo Arthur Virgilio, dos 106 sepultamentos de segunda-feira (20), 38 foram de pessoas que morreram em casa. Por isso, Arthur destaca que é necessário ampliar o atendimento de atenção básica e garantir estrutura para a área hospitalar.

 

Manaus tem quase 80% dos casos confirmados de Covid-19 no Amazonas. Das 193 mortes por coronavírus no estado, apenas vinte ocorreram fora da capital manauara.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo