Dois sonhos, 200 anos de planejamento, 1.000 dias de obras: há 60 anos nascia Brasília

Brasília 60 Anos

Publicado em 21/04/2020 - 05:00 Por Victor Ribeiro, em Brasília - Brasília

Era quinta-feira, 21 de abril de 1960. Um sonho era concluído, para que outro começasse. Depois de 200 anos de planejamento para trazer a capital para o Planalto Central e mil dias de obras intensas, Brasília deixava de ser a borboleta desenhada por Lucio Costa em 1957, que lembra um avião, e se erguia no concreto armado dos prédios de Oscar Niemeyer, que parecem flutuar no espaço.


A nova paisagem no cerrado representa o sonho de um Brasil corajoso, forte, independente, que passasse a olhar mais para si e valorizar o interior da mesma maneira que o litoral. O nascimento de Brasília não foi marcado por acaso. Foi no dia 21 de abril de 1792 que Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, foi morto por defender a independência do Brasil.


A Rádio Nacional Brasília AM, a primeira a chegar à nova capital, dois anos antes da inauguração, transmitiu o discurso do presidente Juscelino Kubitschek.


Infelizmente, a comemoração dos 60 anos não pôde ser como a gente esperava. Afinal, vivemos um momento difícil, mas que vai passar. Isolados socialmente, fazemos a nossa parte e demonstramos nosso carinho por quem precisa trabalhar, cada dia que ficamos em casa e saímos só para o essencial.


É um bom momento para refletir quantas Brasílias cabem nessa capital.


A Brasília do rock, do sertanejo, do choro e do forró. A Brasília dos parques, dos shoppings, das cachoeiras, do lago e da terra vermelha. A Brasília das grandes avenidas, quase sem calçadas, mas com os seus ipês coloridos. A Brasília das tesourinhas e dos balões, dos camelos e dos baús.

 

A Brasília onde a gente aprende a ficar de boa debaixo dos blocos das superquadras, véi. A Brasília com seus setores que fazem todo o sentido para quem mora aqui e confundem quem vem de fora. A Brasília que pouca gente conhece, mas se espanta quando descobre como a Esplanada dos Ministérios fica perto do Setor de Diversões.

 

A cidade que tem grandes problemas, de desigualdade social, de violência, de mobilidade. Mas a capital de todos os brasileiros também recebe gente do país inteiro, disposta a fazer com que esses problemas nunca sejam maiores do que o nosso céu. Afinal, já dizia Lúcio Costa, “o céu é o mar de Brasília”.

 

E, como este ano não vai ter festa, eu te faço um convite: logo mais, às 7 da noite, vamos todos para as janelas, bater palmas e celebrar esses 60 outonos da nossa capital.


Parabéns, Brasília!

 

* Acesse aqui as resportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo