logo Radioagência Nacional
Geral

Domingo de Páscoa no RJ terá Consagração do Brasil solitária aos pés do Cristo Redentor

Semana Santa
Baixar
Lígia Souto
08/04/2020 - 17:33
Rio de Janeiro

O cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, anunciou os detalhes das celebrações da Semana Santa que, este ano, serão em sua maioria transmitidas pela internet, sem a presença dos fiéis nas igrejas.


As alterações foram decididas como forma de evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do novo coronavírus. A programação foi divulgada em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, por videoconferência.


A abertura das celebrações, nesta quinta-feira, será online pela primeira vez. A Missa dos Santos Óleos, que tradicionalmente acontece na catedral do Rio de Janeiro, será transmitida pela internet. Também por causa da pandemia, não haverá procissão nem o ritual do Lava-pés, como explica o cardeal.


O Domingo de Páscoa, ponto alto da Semana Santa, terá pela segunda vez na história a cerimônia de Consagração do Brasil, aos pés do Cristo Redentor. A primeira vez em que isso aconteceu foi durante a inauguração do monumento, em 1931, pelo então cardeal-arcebispo Dom Sebastião Leme.


A diferença, no entanto, é que naquela ocasião, uma multidão acompanhou a saudação oficial ao símbolo do Rio. Agora, segundo Dom Orani, ela será realizada de forma solitária.


Na tarde de domingo está previsto um voo de helicóptero no qual o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar, vai abençoar a cidade, enquanto sinos vão ecoar nas igrejas.


A crise provocada pelo Covid-19 também alterou o tradicional almoço de Páscoa, oferecido pela Arquidiocese para a população de rua. Este ano, a igreja distribuirá quentinhas nas ruas, como forma de evitar aglomerações.

x