Estradas e aeroportos têm movimento baixo no feriado; Guarulhos registrou aglomeração

Pandemia

Publicado em 10/04/2020 - 19:47 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Um feriado de Páscoa atípico nas estradas e aeroportos do país.


Nos 39 aeroportos administrados pela Infraero, devem circular menos de 52 mil passageiros até o fim do feriado – pouco mais de 6% da movimentação registrada na Páscoa de 2019, quando foram mais de 823 mil viajantes.


O número de aviões se movimentando também caiu muito: 91%. Até segunda-feira, estão programados 596 pousos e decolagens. No ano passado foram quase 6,7 mil.

 

Jà o Areroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, registrou uma grande aglomeração por volta do meio-dia dessa sexta-feira. Segundo a administradora do aeroporto, a GRU Airport, eram passageiros de um voo da empresa Latam com destino a João Pessoa, na Paraíba. O vôo foi  cancelado e as pessoas formaram uma longa fila a espera de uma solução para o problema.


Já nas estradas federais o movimento também é baixo, com uma redução acentuada no número de veículos circulando. Mas, por enquanto, a avaliação feita pela Polícia Rodoviária Federal é visual. Uma avaliação numérica deve ser divulgada na próxima terça-feira.


A mesma coisa nas rodovias estaduais em São Paulo. Estradas que nessa época do ano costumam registrar tráfego lento, e que fazem as concessionárias montar operações especiais, como a Operação Descida, aumentando o número de faixas que levam da capital para o litoral no começo do feriado, e a Operação Subida, fazendo o contrário, colocando mais faixas para os veículos que precisam retornar à capital, dessa vez não foram adotadas.


Todas as estradas registraram trânsito tranquilo, sem engarrafamentos.


As cidades de todo o litoral paulista reforçaram o bloqueio nas estradas para inibir a entrada de turistas nos municípios. Tanto na baixada santista quanto nas cidades do litoral sul e norte do estado, as praias estão fechadas.


Apesar disso tudo, caiu o índice de isolamento social no estado de São Paulo. Era de 54% no dia 3 de abril; nessa quinta-feira, ficou em 47%. O dado é do Simi, O Sistema de Monitoramento Inteligente, que está controlando a movimentação das pessoas pelos telefones celulares. Segundo o Centro de Contingência do Coronavírus, o índice de isolamento deveria ser de 70%.


Nesta sexta-feira, o número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo chegou a 540. Em um dia foram confirmadas 44 mortes. O número de casos mais que dobrou em uma semana. Saiu de pouco mais de 4 mil casos no dia 3 de abril para 8.216 casos nesta sexta-feira.

 

 

*Atualizado às 21h43 para inclusão de informações.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo