Médicos reclamam falta de equipamentos para tratar Covid-19

Máscaras e Testes

Publicado em 27/04/2020 - 15:17 Por Nelson Lin - São Paulo

As condições para o trabalho de médicos durante a pandemia do coronavírus não são satisfatórias. Segundo pesquisa da Associação Paulista de Medicina. De acordo com ela, 50% dos médicos relatam falta de máscaras no local de trabalho e  66% revelam a falta de testes para todos os pacientes com suspeita de Covid-19.

 

A pesquisa foi feita entre os dias 9 a 17 de Abril com mais de dois mil e 300 profissionais da saúde em todo o país. De acordo com presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, a falta de EPIs prejudica o trabalho desses profissionais, à medida que impede que eles se aproximem de pacientes para fazer um diagnóstico melhor, além dos riscos que  têm de se contaminar.

 

Outro número que chama atenção na pesquisa é que apenas 15,5% dos médicos se sentem capacitados para atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19, em todas as fases, inclusive os graves sob tratamento intensivo. José Luiz do Amaral explica que além do ineditismo da doença, os médicos que responderam a pesquisa são de várias especialidades. Ele defende que, dada à gravidade da pandemia, todos os devem ser capacitados para atender casos de Covid-19 .

 

O levantamento revela ainda que 86,6% dos médicos consultados  estão insatisfeito ou pessimista com a pandemia do coronavírus e apenas 0,2%  defendem o fim do isolamento social. Amaral  falou que uma nova pesquisa está sendo realizada pela associação, e espera que os dados a respeito de fornecimento de EPIs melhorem.

 

A associação também tem um canal para denunciar a falta de EPIs: é o site  associacaopaulistamedicina.org.br/covid19.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo